3 Dicas sobre Marketing de Conteúdo

Tempo de leitura: 3 minutos

Não dá para falar de Marketing de Conteúdo com apenas 3 dicas. Impossível. Mas o próprio Marketing de Conteúdo prega que o título deve chamar a atenção! Então, de graça, você já tem essa dica! =)

Antes de começar, veja abaixo quais são as principais táticas utilizadas por especialistas e executores do Marketing de Conteúdo.

De acordo com Jeff Bullas, quem produziu este infográfico, em primeiro lugar está a produção de artigos (artigos para revistas, periódicos, cartas aos investidores e etc), seguido pelas redes/mídias sociais, blogs, newsletters, estudos de caso e palestras para eventos.

Táticas do Marketing de Conteúdo | diegoisaac.com.br

Marketing de Conteúdo: números e previsões

  • 90% dos marketeiros B2B estão fazendo algo relacionado a Marketing de Conteúdo
  • 60% dos marketeiros B2B planejam gastar algum tempo com Marketing de Conteúdo em 2012
  • 25% do orçamento em Marketing B2B de grandes empresas está em Marketing de Conteúdo (empresas menores investem ainda mais)

Quais são os objetivos do Marketing de Conteúdo?

Objetivos do Marketing de Conteúdo | diegoisaac.com.br

Em primeiro lugar vem criar “awareness” de marca ou na tradução mais precisa, criar uma “consciência de marca” entre as pessoas. Ganhar mindshare! Ser lembrado! Espalhar a sua idéia ou história. Grande parte das marcas que conhecemos criam esta empatia através do conteúdo de qualidade.

As marcas também utilizam para aquisição, geração de leads (ou potenciais compradores) e retenção de clientes. Como nesta pesquisa os dados estão muito próximos, gosto de dizer que Marketing de Conteúdo serve para fazer um pouco de cada coisa aqui apresentada, ao mesmo tempo, fazendo as pessoas terem contato com a marca. É realmente algo muito poderoso!

Veja como a Coca-Cola espera mudar sua história através do conteúdo.

3 dicas para fazer Marketing de Conteúdo de Qualidade

Traduzi algumas dicas do Social Fresh para enriquecer nossa conversa por aqui.

1) Para fazer Marketing de Conteúdo você deve ter paciência

Você deve ser paciente para entender as necessidades, desejos e motivações nos diferentes estágios da jornada do seu cliente. Isso significa que deve prestar atenção, ouvir, e aparecer onde eles estão. Ele estão no Pinterest ou buscando receitas no FoodNetwork.com?

2) Para fazer Marketing de Conteúdo você deve ter persistência

Os seus consumidores no início do processo de compra estão pesquisando o seu conteúdo e também o conteúdo dos seus concorrentes. Você deve deixá-los sempre surpresos com conteúdo inteligente e relevante. Infográficos, vídeos, imagens diferentes e uma criatividade extra, conseguirão capturar a atenção deles. Conteúdo recente é importante, mas lembre-se: quem define se o conteúdo é recente ou não é o seu usuário.

3) Para fazer Marketing de Conteúdo você deve ser produtivo

Quando seus clientes estiverem prontos, forneça mais conteúdo detalhado. Estudos de caso, Whitepapers, relatos de clientes, dentre outros. Isso vai aprofundar o conhecimento do seu cliente sobre você e seu negócio. Sempre que incluir conteúdo gerado por seus usuários (como comentários da sua Fan Page do Facebook), deixe seus clientes mais felizes aparecerem, é claro. A voz deles é mais confiável em alguns casos que a sua própria voz. Entretanto, os seus clientes são os que estão sempre esperando de você conteúdo de qualidade. Para que você consiga ter clientes felizes, não se esqueça de ser produtivo e ter sempre bom conteúdo para apresentar.

Não perca tempo. Comece agora!

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