A melhor dica sobre SEO

Tempo de leitura: 4 minutos

Lendo meu feed no Quora recentemente encontrei uma excelente pergunta sobre SEO. Em inglês “What is the single best piece of SEO advice?” ou em bom português a pergunta é “Qual é a melhor dica/recomendação de SEO que você pode dar?”. Eu achei fantástico! É disso que eu gosto. Vamos direto ao assunto e corta a besteira e o blá, blá, blá.

Semana passada um amigo veio com a mesma pergunta para mim. Ele tem um e-commerce e quer subir nos rankings. E agora? Qual conselho sobre SEO você daria para um leigo? Vamos às respostas. Abaixo a resposta de 2 profissionais da área de SEO que respeito muito.

Rand Fishkin, CEO & Co-Fundador, SEOmoz

Crie um negócio ou site que atraia naturalmente e tenha alto coeficiente viral. Se ou quando você alcançar isso, a parte mais difícil do SEO – espalhar sua mensagem de uma forma que os mecanismos de busca te coloquem nas primeiras posições – já está feita. Depois disso você tem que trabalhar o conteúdo, palavras-chave e um modelo de negócios escalável.

Matt McGee, começou a trabalhar com SEO em 1999/2000. Já trabalhou com a Target e Weather Channel.

Você tem que gerar confiança através de tudo o que você faz, online e offline.

Você tem 2 tipos de audiência: mecanismos de busca (search engines) e humanos. Os primeiros (vamos chamar de Google) quer mostrar páginas web que ele confia serem aquelas que proverão a melhor experiência para quem está buscando – páginas que vão responder à pergunta de quem está procurando algo na internet. Quando você olha para uma página de resultados de busca em um buscador, você está olhando para o que o Google acha que são as páginas mais confiáveis para responder à sua busca.

Quando o Google começa a confiar no seu site, seu tráfego natural vai aumentar. Você não tem que se preocupar com mudanças de algoritmo. Seu site será indexado de forma mais profunda, seu conteúdo será indexado mais rapidamente, e você poderá assim ver suas posições no ranking subir mais rapidamente.

Humanos? Nós basicamente funcionamos baseados em confiança. Todos gostamos de comprar onde confiamos. Gostamos de gastar nosso tempo em websites que confiamos. A primeira coisa que fazemos – em nosso subconsciente – quando visitamos um website é ponderar rapidamente sobre o grau de confiabilidade daquela empresa/site. Quando consumidores confiam em você e em seu site, você está mais próximo de  convertê-los em clientes ou leads.

Se você focar em construir esta confiança em tudo que você fizer, você estará no melhor caminho possível para alcançar sucesso em SEO de longo prazo.

Afinal, qual é a melhor dica de SEO?

Quando encontrei essas respostas no Quora, achei que seriam de grande valor para estudar posteriormente, e basear um bom planejamento de SEO de longo prazo. Entretanto, percebi que é bem mais complicado que isso. Seguir o conselho de Rand Fishkin ou de Matt McGee não é tão simples assim. O que faz sentido sobre os 2 conselhos é que são conselhos muito sábios, para iniciar e para manter qualquer estratégia de SEO.

Veja bem o conselho de Rand! Você tem que pensar no seu negócio, e no nome dele antes de tudo. Se seu negócio movimenta o imaginário das pessoas, ou se ele é a resposta exata para uma busca com alta densidade, você fatalmente terá tráfego para seu site. Mas é sua responsabilidade escolher um nome e uma missão que façam sentido para seu negócio. Eu sei que o conselho parece simples demais, mas é no essencial que erramos, e erros na fase de concepção do negócio podem atrapalhar toda a sua história.

Na minha opinião, o conselho do Matt é matador! Confiança! Quem já fez SEO pensando em confiança? Essa confiança tem que aparecer no seu planejamento. O que você fala tem que ter base teórica, tem que referenciar alguém, tem que citar alguém, tem que apresentar dados, vídeos, infográficos e tudo mais. Você precisa aumentar a confiança das pessoas em você e no seu conteúdo e isso significa, na base de tudo, ser uma pessoa de valores confiáveis e boas referências também.

Eu nunca me contento com as mesmas respostas para tudo. SEO não é sobre “faça o melhor conteúdo” ou “utilize as redes sociais”. SEO é sobre humanos e máquinas, sobre pessoas e algoritmos. Seja mais do que somente aquilo que as pessoas esperam, e você fará o melhor SEO que já fez.

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *