Checklist de SEO para novos sites

Tempo de leitura: 10 minutos

Muito se fala em checklist de SEO. Na verdade não existe uma definitiva. O Fábio Ricotta já tentou fazer um Checklist de SEO, o pessoal do Search Engine Land, SEOBook, SEOMoz e por aí vai. O que você tem que entender é que não existe definitivo para este mercado. Existem opções de trabalho alinhadas ao que se definiu de estratégia junto ao cliente. Aqui vai uma checklist de SEO que eu acho que funciona. Ela é muito conceitual e vai em itens até básicos demais, entretanto, com este checklist você vai ter o básico de SEO feito para o seu site ou blog e poderá pensar em sofisticar suas estratégias a partir daí. Vamos lá? Abaixo minha checklist inspirada em um Whiteboard Friday da SEOMoz “An SEO Checklist for New Sites“.

Acessibilidade

Os usuários e os mecanismos de busca (search engines) devem conseguir enxergar seu site. Este é o básico, mas acredite em mim, é necessário estar 100% ajustado e testado. Já participei de projetos onde o site não era encontrado e isso foi descoberto 8 meses depois.

Se por algum motivo o seu host faz confusão no seu DNS (como a Locaweb faz, criando um site meudominio.hospedagemdesites.ws que é espelho para o meudominio.com.br), se o seu CMS faz confusão no robots.txt ou em sitemaps, seu site eventualmente pode ficar indisponível. Você tem que se certificar de que seu site está 100% disponível e acessível para o Google e para os usuários. Você tem que verificar erros 404, 50X, 302, Title Tags, Meta Description, Conteúdo Duplicado e por aí vai.

A melhor ferramenta para fazer este monitoramento é o Google Webmasters Tools. Colocar o site lá é simples e indolor. Se você tiver qualquer dúvida, é só me avisar aqui nos comentários e eu posso te ajudar na hora. Lá é possível encontrar diversas ferramentas para bloquear URLs, testar o robots.txt, saber se o Google está visitando e indexando sua página e quando ele faz isso, e por aí vai. Vale uma olhada com cuidado em todos os menus. É realmente fantástico.

Pesquisa de Palavras-chave de SEO

Pesquisa de Palavra-chave de SEO

Se você não souber quais palavras vai focar no seu conteúdo, você está perdido. Deixar o seu Blog ou site largado na internet sem foco ou objetivo é abrir mão do resultado efetivo dele. Uma boa pesquisa de palavras-chave de SEO pode te dar um caminho claro para seguir e evitar o desperdício de esforço, tempo e dinheiro.

Para a fase de pesquisa, recomendo este post da MestreSEO que fala um pouco mais sobre “Como Fazer Pesquisa de Palavras-chave” (este post da MestreSEO está um pouco desatualizado, mas ensina bons conceitos) e este vídeo do Conrado Adolpho que mostra como utilizar a ferramenta de palavras-chave do Google. Utilizar a ferramenta do Adwords para pesquisa de palavras-chave é bom, mas tenha cuidado ao utilizá-la para fazer a pesquisa.

Tenha sempre em mente, quando for fazer sua pesquisa de palavras-chave:

  • Um bom Volume de Buscas
  • Alta relevância
  • Dificuldade baixa

Qualidade do Conteúdo + Valor para o usuário

Conteúdo online tem que ser persuasivo! Eu concordo com esta frase. Mas é um tipo de persuasão inteligente. SEO é sobre vender confiança. Isso você nunca pode esquecer. Aprendi esta lição com muitos erros em projetos de SEO. Se você está vendendo confiança você não pode mentir ou prometer e não entregar. Seja confiável e seja simples no seu conteúdo. Tente sempre responder alguma coisa. Seja óbvio mas não seja bobo. Seja claro mas não ache que seus usuários são inocentes. Seja inteligente para fazer seu conteúdo agregando valor e dando sentido à sua marca. Informe as pessoas e você sempre colherá os melhores resultados.

Aqui a dica é simples: responda à pergunta dos usuários com o seu conteúdo da forma mais completa e confiável possível.

Design + UX

Tem uma Fan Page que estou seguindo a pouco tempo que é o Gilson do Design. Por lá aparece cada pérola que eu nem acredito. Você tem que se preocupar com o layout do seu site ou blog, você tem que se preocupar com o layout da sua Fan Page, do seu Flyer Eletrônico, Email Marketing e de tudo que vai levar a sua marca. O Design é importante para SEO porque ele define se o usuário vai ficar ou não no seu site. Ele define o Bounce Rate do seu site. Ele é que ajuda o usuário a encontrar as coisas, melhorando assim o valor da informação contida no seu site.

Se preocupem com o design da sua imagem. Ele é importante!

Faça um exercício simples: tente encontrar uma informação ou link em 5 segundos. É o teste dos 5 segundos. Acesse um site, qualquer que seja, e tente encontrar uma informação em 5 segundos. Se conseguir é porque ele é bom, se não, quer dizer que os usuários estão penando para encontrar as coisas. Em alguns casos, principalmente quando o usuário não tem outra opção (a informação contida ali é tão única na web que não se encontra em outro lugar) ele tende a insistir um pouco mais, mas hoje em dia a regra é esta dos 5 segundos.

Existem formas mais sofisticadas de Teste de Usabilidade, como a do vídeo no link. As pessoas são selecionadas (de acordo com o perfil de usuário do site), são colocados em uma sala de frente para o seu site, esta pessoa é observada e o seu mouse é rastreado. Um instrutor vai passando tarefas, como por exemplo encontrar as matérias do mês de agosto. Também tem aqui uma apresentação sobre como fazer um teste de usabilidade. Vale a pena ver.

Para usabilidade, você pode usar o Five Second Test, ou Feedback Army e vários outro sites para fazer o teste.

Social Media Básico

Social e SEO andam juntos hoje em dia. Na realidade, como o SEO tem sido cada dia mais personalizado, e o que ajuda o Google a entender qual é o conteúdo preferido de alguém (além de fuçar nos seus históricos de busca) são as mídias sociais. Você compartilha e gosta de informações que te fazem bem, que fazem parte do seu meio, ou que te ajudam no dia-a-dia. É por isso que empresa nenhuma pode se dar ao luxo de não ter esses 4 perfis básicos configurados e compartilhando informações.

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google +
Outro ponto a favor das Redes e Mídias Sociais é a capacidade que elas trazem em si de espalhar uma informação. Em que lugar no mundo você vai encontrar 4 ou 5 níveis (amigo do amigo do amigo do amigo do amigo) de amigos de alguém que curte o seu site ou blog juntos? Faça bom uso das mídias sociais. Estude a particularidade de cada uma. Vou dar um conselho muito sério sobre redes e mídias sociais: não automatize o compartilhamento de informações! Não seja inocente de perder o a oportunidade de explorar o potencial único que cada rede oferece. O Twitter e o Facebook são 2 lugares diferentes. Completamente diferentes! É inaceitável automatizar as coisas para facilitar seu trabalho e enviar a mesma informação para o Facebook, Twitter, LinkedIn e Google +.
Ao configurar os perfis tente usar um padrão para fotos e descrições. As pessoas tem que sentir profissionalismo nisso.

Link Building

Para finalizar um checklist de SEO da forma mais completa, está o Link Building. Não adianta correr, o Google dá muita importância para os links, quantitativa e qualitativamente. Portanto, vou tentar desmistificar algumas coisas sobre Link Building que você possa fazer isso de forma saudável e inteligente.

Gosto sempre de lembrar que este é um caminho longo e durável. É o SEO de verdade e não algo que te posiciona rapidamente e depois some por punições.

O que fazer para conseguir links de qualidade?

  • Procure seus contatos, as pessoas em quem confia, e divulgue o seu site. É bem provável que pela proximidade, você ganhe alguns links. Seus clientes também são pessoas importantes neste processo. Se você já tem clientes, não deixe de enviar para eles o seu site, e pedir uma força. Eles podem trazer bons resultados para você. Não precisa pedir muita coisa! Você pode pedir para ele te incluir na lista de “clientes” do site dele, ou na lista de “fornecedores” ou no Blogroll que é um lugar odne indicamos blogs do nosso nicho para nossos usuários, e por aí vai. Não é necessário pedir muito.
  • Guest Posts ou Conteúdo. Neste ponto você deve procurar sites de renome, que tenham uma boa reputação, usuários parecidos com os seus e oferecer seu conteúdo. Todos os blogs do mundo estão atrás de conteúdo de qualidade. Publicando em outro blog, você pode fazer um link para seu blog ou site, além de se associar àquela marca e colher de outros resultados indiretos.
  • Listas de empresas. Na web existem diversos sites especializados em listas. Por exemplo, se você tem uma startup de tecnologia, você tem que estar no Crunchbase. Existem sites inteiros dedicados a listas. Você tem que fazer seu dever de casa e pesquisar onde seu site pode estar.
  • Artigos em blogs de nicho da sua indústria. É só fazer sua pesquisa, encontrar aqueles blogs onde você acha que estão as pessoas que poderiam acessar o seu site também e enviar para os editores seu artigo. Isso dá certo com muita frequência, porque as pessoas estão sempre precisando de conteúdo de qualidade.
  • Aquisição de links através de social media. É o seu esforço em divulgar seu conteúdo nas mídias sociais retornando para você através de links compartilhados pelos seus seguidores ou fãs.
  • Inbound Marketing ou Marketing de Conteúdo. Se o seu conteúdo é bom ele é linkável. Tenha o melhor conteúdo do mundo no seu site, o mais legítimo da sua indústria e o mais confiável. Suas chances de ser linkado por sua qualidade são muito grandes.

E o que não fazer?

  • Trocar links. Link para o meu e eu para o seu. Isso nem sempre dá certo porque você vai acabar em um site de baixa qualidade e isso pode te prejudicar. O processo de Link Building deve ser natural (ou com os passos citados acima, que apenas aceleram o natural) e não forçado.
  • Diretórios de links de baixa qualidade. Cuidado com o SEO Friendly Direcotory, por exemplo, e outros diversos que existem por aí. Fuja do caminho mais curto. Link Building é algo que depende de tempo e de algumas ações insistentes, mas nunca de softwares automáticos de link building. Cuidado com o que te prometem por aí.
  • Links pagos. É muito óbvio. O Fiverr, por exemplo, é um site que está cheio de gente vendendo links por 5 dólares. Corra disso, principalmente no começo do seu site. Isso pode bloquear o seu site rapidamente.
  • Link Farms. É o link sem nenhuma razão humana. É uma fazenda ou cultivo de links. O Link Farm está muito bem explicado aqui no Blog da MestreSEO.

Com estas estratégias implementadas, você vai com certeza chegar à uma boa posição no Google. É claro que você ainda terá que utilizar de outras diversas estratégias de SEO, mas para começar, essas vão entregar o trabalho.

4 Comentários


  1. Oi Diego,

    concordo com você. O ideal além de oferecer conteúdo de qualidade e útil é sempre respeitar a inteligência da audiência.

    Sempre ouvi aquela conversa de que temos que nos adequar à audiência numa atitude arrogante (1.0) de que falamos e a “massa” ouve e o povo é “inculto” mas não pode ser mais distante da realidade: a audiência é milhões de vezes mais inteligente do que qq um de nós.

    Por isso, o segredo é falar usando um alinhamento do coração e mente da forma mais caprichada possível e dessa forma você pode ter uma chance de ser ouvido e construir uma audiência. Não acredito que possa ser de outra forma, ou apenas estou sendo idealista, mas acredito que se falamos algo, sempre precisamos pensar nas conseqüências que nossas palavras terão. Palavras são poderosas.

    Grande abraço e obrigado pela referência a nós da YOW. A equipe agradece, inclusive.

    andré bartholomeu Fernandes

    Responder

    1. É uma grande honra ter sua visita por aqui André. Muito obrigado pela atenção. Não conheço a equipe da YOW mas admiro o trabalho de vocês imensamente por parecer ser autêntico e de coração. Eu que devo agradecer sua visita e seu comentário por aqui. É meu primeiro post deste blog que vou tentar atualizar sempre que for possível e os projetos deixarem.

      Conteúdo para mim é isso também, e é um pouco do que a YOW prega. Tenho certeza que compartilharemos diversas informações ainda.

      Um grande abraço e obrigado novamente pela ilustre visita. Um abraço meu à equipe da YOW.

      Responder

  2. Oi Diego,

    obrigado em meu nome e da equipe aqui. 🙂

    Achei sensacional o último post, parabéns. Vou re-postar no Jornal do Empreendedor.

    2. Esse template do WP é legal demais. Parabéns! E boa sorte. Vou continuar te seguindo 🙂

    grande abraço

    André Bartholomeu Fernandes

    Responder

    1. Valeu André. Sempre que quiser utilizar o conteúdo para o Jornal do Empreendedor, fique à vontade.
      Repito: ter você por aqui é uma honra! Seja sempre bem vindo.
      Grande abraço a você e a toda equipe da YOW e Jornal do Empreendedor.
      Grande abraço.
      Diego Isaac

      Responder

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