Luiz Castro Junior


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Luiz Castro Junior - Diego Isaac Marketing

Na área de Marketing Digital, conheço muita gente boa. Vou apresentar aqui os profissionais que conheço e admiro o trabalho. Quando eu comecei senti muita falta de ter referências reais, de pessoas da minha idade que estavam começando também. Em alguns momentos, trocar 10 minutos de conversa com alguém faz toda a diferença, e esses são amigos que me ajudam no dia-a-dia. Trocamos opiniões sobre nossos trabalhos, nos ajudamos, discutimos e estamos sempre disponíveis para bater um bom papo. Se você também é profissional da área e quer sua história aqui, fale comigo ou preencha o formulário que fiz especialmente para isso, e prometo listar seu perfil aqui.

Quem é você? Conte-nos a sua história!

Sou Luiz Castro Junior, tenho 25 anos, trabalho com e-commerce e marketing digital já fazem 4 anos.

Uma história interessante sobre mim: Minha empresa começou dentro de um dos meus clientes. Na época eu era empregado dessa empresa (SHOPMASP) e em certo momento tirei férias, no retorno tive a notícia que o diretor da empresa gostaria de conversar comigo logo no primeiro dia de trabalho após as férias… Marcamos uma reunião e nessa reunião eu fui demitido para ser recontratado, porém agora como empresa. Foi um ponto de virada na minha vida profissional e que sou eternamente grato, creio que nada mais valioso na minha vida e comprovador de eficiência e profissionalismo é ter como padrinho profissional uma empresa na qual fui empregado, sendo essa quem me impulsionou a abrir minha própria empresa e trabalhar em parceria com eles recebendo o apoio necessário para tal empreitada. Essa é uma das coisas que conto sempre quando encontro novos jovens entrando no mercado de trabalho e ansiosos para abrir sua própria empresa – Sempre digo que “Excelente empregado tende a ser um excelente empreendedor”.

Qual é a sua especialidade?

Gestão de projetos e Planejamento.

Para você o que é Marketing?

Eu vejo o Marketing como uma das forças de impulsão de uma marca ou produto para o mercado, força essa que faz parte com que todo um conjunto de alavancas operacionais sejam acionadas conforme planejado pelo Marketing, como previsto e sugerido, para atingir metas estratégicas para o objetivo final. Não vejo a possibilidade de nada comercial ter um crescimento seguro sem o mínimo de planejamento em Marketing, por isso considero que ele deve ser o Início, meio e fim de toda a operação, porém não isolado, pelo contrário – em um conjunto sincronizado de tarefas.

O que você está lendo agora?

Eu sou suspeito de falar sobre leitura, nos últimos 3 meses comprei mais de 30 livros – Eu vejo a internet como uma fonte rica de informação, mas informações que são complexas em muitas das vezes de serem validadas, por isso, para questões mais amplas prefiro o bom e velho livro, porém para me atualizar sobre pílulas intelectuais eu costumo acompanhar o blog do Lucianopires.com.br – com quem tive a oportunidade de me encontrar no ultimo evento no qual nós dois palestramos (XI Fórum Internacional de Criatividade e Inovação), ele é uma pessoa incrível, vale apena ouvir, ver e ler o conteúdo dele (não é de marketing digital, é de mercado e gestão), leio também as matérias da HSM, acompanho o trabalho do Geração de Valor, do Midiatismo, ProfissionaisTI.com.br, Endeavor, Jornal do Empreendedor, enfim, eu sigo uma linha um pouco mais para gestão do que para questões técnicas do Marketing Digital.

Agora de leitura, os livros que tenho em conclusão de leitura ou releitura são, Business Model Generation, Métricas em Mídias Sociais, Gerenciamento de Projetos sem Crise, Enciclopédia da Nuvem, Métricas, “Focados, Gananciosos e Eficientes”…

E grupos no Facebook são diversos…

Ah! Não posso esquecer de algo que gosto muito que são os vídeos do Rene de Paula Jr.

Recomendação de leitura:

Eu creio que “Os 8 Ps do Marketing Digital” seja o livro indicado para quem está iniciando, é amplo, é quase que a receita do bolo (apesar que não creio em receitas, muito menos em um mercado dinâmico como esse)… Mas é importante diversificar a leitura, portanto vai uma listinha:

Planejamento Estratégico Digital – Filipe Morais
Kotler – Todos (risos)
Diário de um líder – Luciano Pires
Inbound Marketing
A Arte de SEO
Ferramentas de publicidade do Google

Isso só para o começo 🙂

Quem são suas referências de Marketing no Brasil ou no mundo?

Eu costumo dizer que não há gurus em um mercado de tamanha flexibilidade e atualização frequente, creio que existem sim as referências, e certamente no Brasil é Conrado Adolpho, o qual tive o prazer de conhecer em uma certificação da qual participei e que foi realizada em São Paulo, meados de Fevereiro desse ano (2012). Mas eu sinceramente não foco muito nisso, eu conheço profissionais que não estão com nomes estampados em revistas, livros ou artigos e que são incríveis, como Mayko Franceschi, Marcelo de Souza, Fred Dias, Diego Isaac* e tantos outros profissionais que tem honrado o mercado com dedicação e ética.

Como você vê o crescimento do mercado de Marketing Digital na sua região e no Brasil?

O crescimento do Marketing Digital é consequência da percepção da necessidade de migração de mercados puramente off-lines para o digital, as empresas estão percebendo o grande mercado a ser explorado e estão interessadas nessa nova fonte de lucro. Isso é bom, tanto para elas quanto para o mercado de prestação de serviços (profissionais) de marketing digital.

Na minha região esse crescimento ainda é lento, até mesmo porque quando cresce um segmento de mercado, outras portas se abrem – como a da prestação de serviços, e normalmente são lacunas que se preenchem com prestadores de serviços ineficientes, o que tem causado por aqui um receio por parte das empresas na contratação de serviços digitais, algumas até desiludidas por prestadores de serviços contratados anteriormente.

Qual é a maior dificuldade que você enfrenta para vender seus serviços?

As pessoas me conhecem como alguém um tanto polêmico, na verdade eu me vejo como uma pessoa com um grau de justiça um pouco apurado (risos)… Então quando falo da minha região eu brinco (falando sério) que basta chover para brotar um pé de Agência ou de “eugência”, é incrível como a facilidade de usar as ferramentas Web tem chamado a atenção de pseudo-profissionais que até hoje estão tentando encontrar um lugar ao sol, as vezes na praia errada – Não percebem que não basta somente saber usar Facebook, Google Adwords, Facebookads, fazer um cursinho de R$49,90 aqui e outro ali e sair prestando serviços e levantando bandeiras… Em resumo, minha região (como tantas outras) tem sido um festival de ofertas de serviços que chamo de “problemáticos”, o pior de tudo é que empresas iniciantes estão perdendo valor e olhando preço, entrando num mercado competitivo sem ter as devidas orientações de profissionais com experiência prática e não somente teórica – É um grande risco! Me arrisco a dizer que o mercado de Freelancers é mais profissional e menos arriscado do que o mercado de Agências e “Eugências”, eu até trabalho muito em parceria com alguns freelancers de minha confiança e lhes dou total apoio e instrução comercial, é até normal acabar sendo chamado de “Mentor” – o que pra mim é uma grande satisfação.

Mas não só a entrada de Agências despreparadas é um problema, muitas vezes o maior problema encontrado são os profissionais na liderança de uma empresa, de pequeno e médio porte que não possuem a percepção da diferença entre valor e preço, e assimilam custo x benefício somente pelo preço cobrado, o resultado de uma escolha baseada em preço é desastroso em um mercado competitivo como o mercado digital. As empresas entram despreparadas e desprotegidas, não tem como se manter.

Porém existe outro ponto na curva da dificuldade enfrentada por profissionais digitais, que é a falsa informação. Na web tem muitos artigos correndo feito vírus com informações absurdas de resultados obtidos por empresas ou informações enganosas de que tudo é Free! Muitos clientes acabam caindo nessa armadilha, dos falsos cases, dos números bizarros, da informação que tudo é barato, rápido e eficaz… É complicado lidar com isso… Já vivi isso, já fui em reuniões onde o possível cliente achava que eu deveria fornecer os serviços de forma gratuita porque o Google é “Grátis” e ele leu em um artigo…

Umas das armas que uso é presentear meus clientes com livros sobre o mercado, sobre coisas interessantes, para que aprendam mais e com qualidade sobre esse mercado – A maior arma contra a mediocridade será sempre a informação qualificada! Por isso escrevo artigos, faço vídeos e envio livros para eles. “Cliente consciente é cliente inteligente, cliente inteligente sabe fazer uma excelente escolha profissional!”.

Qual é a sua mensagem sobre Marketing Digital para quem está começando agora?

Primeiro, quero enfatizar que – Todos estamos começando, esse é um mercado muito novo, é muito dinâmico, portanto não existe diferenças além da experiência prática, porque teoria são poucas e muitas dessas praticamente desatualizadas.

Me diga você – Em um mercado com 10 anos de expansão, um profissional com 4, 5, 6 anos pode ser considerado com muita experiência, com 10 é um cara que viu muita coisa, por isso não se preocupe, as diferenças são somente práticas, e isso se ganha com o tempo, basta não perder tempo e ter foco, quanto mais você estuda, mais você treina, melhor ficará e mais rápido adquire-se experiência.

Gosto muito de citar para meus colegas e outros jovens com os quais converso e pedem muitas vezes dicas a frase de Mario Sérgio Cortela, no livro “Qual é a tua obra?” (recomendo a leitura) – Em resumo ele afirma que “Extensidade nada tem a ver com intensidade…”. Ou seja, não é porque eu tenho 25 anos que alguém com 20 não possa ser mais experiente do que eu, tão pouco alguém em seus 40 anos pode afirmar categoricamente que é mais experiente do que eu, porque de fato o que mensura a experiência não é a idade, mas sim a intensidade com que foram vividos tais anos. Por isso, intensifique seus estudos e práticas.

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