Marketing de Conteúdo: 7 Técnicas para Gerar Tráfego para o seu Site (Parte 2)

Tempo de leitura: 2 minutos

Estou falando sobre como gerar tráfego em uma série de 7 posts. Já comecei falando sobre SEO (Search Engine Optimization) na parte 1 desta série.

A segunda dica sobre como gerar tráfego para o seu site é: Marketing de Conteúdo.

O Marketing de Conteúdo é a forma de gerar tráfego mais utilizada pelas empresas em geral. Este é de fato um método simples e que funciona. Com esta tática, é possível atrair pessoas que se interessam pelo seu produto controlando o que você gera de conteúdo.

Você faz Marketing de Conteúdo quando reorganiza uma mensagem para direcioná-la à um público específico, necessidade específica ou tempo específico. Em outras palavras: através de conteúdo, você deve ajudar alguém, em algum momento, e com isso, ganhar a confiança desta pessoa e autoridade no assunto sobre o qual você está falando. Parece simples, mas não é bem assim.

Quais são os tipos de conteúdo?

Longe de mim tentar classificar a grande quantidade de conteúdo que existe por aí. Mas gosto da organização de Darren Rowse.

  • Guest Posting: em claro português é o “post de convidado” ou “postar como convidado“. Consiste em criar conteúdo para ser publicado em outro lugar, que não seu próprio blog. Conteúdo pode ser um artigo, vídeo, infográfico ou qualquer outro tipo de conteúdo.
  • Article Marketing: criar conteúdo para enviar para sites de submissão de artigos. No Brasil temos alguns lugares para fazer isso, mas nos outros países isso é bem mais comum. Na realidade esta técnica traz consigo um grande risco, mas é válida, se você por exemplo for assinante de um site que recebe artigos.
  • Pacote de Conteúdo: algo como um Whitepaper, eBook ou alguns artigos juntos em PDF. A grande vantagem desse tipo de conteúdo é que você pode trocá-lo pelo email do seu leitor.
  • Syndication: é uma forma de espalhar o seu conteúdo em partes, através de canais específicos – e interessantes para o seu público-alvo. O mais comum aqui é o RSS ou o feed de notícias. Também é possível que uma empresa precise do seu conteúdo, e, sendo bom para você e para ela, você pode permitir a publicação do seu conteúdo no site da empresa, com um botão “leia mais” apontando para o seu site ou devidamente identificado que aquele conteúdo é do seu site.

Qualquer que seja o formato do conteúdo, é preciso entender que seu conteúdo deve transmitir sua mensagem e levar sua empresa/negócio/produto para o público interessado nele.

Como criar conteúdo de valor?

Aqui 4 passos simples sobre a estrutura do conteúdo que funciona:

  1. Seu conteúdo tem que ser facilmente encontrável!
  2. Seu conteúdo deve ser fácil de consumir!
  3. Interagir com o seu conteúdo tem que ser simples!
  4. As pessoas tem que conseguir compartilhar seu conteúdo facilmente.

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