O que é SEO?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Definições de SEO

SEO ou Search Engine Optimization é otimizar uma página ou um site (com técnicas específicas) para ser melhor compreendido pelos mecanismos de busca (definição de SEO do Paulo Rodrigo). Ou então SEO é um processo que envolve otimizar um site para obter o máximo de visibilidade nos mecanismos de busca (definição de SEO de Matt Mcgee). Ou ainda, na definição de SEO de Rand Fishkin, CEO da SEOMoz, é a prática de melhorar a estrutura técnica de um site, conteúdo e marketing com o objetivo de atrair tráfego (quantitativo e qualitativo) dos mecanismos de busca.

O Diego Ivo, da Conversion fala de SEO de Performance, como sendo um conjunto de técnicas direcionadas à conversão ou resultados. De acordo com ele a “conversão é quando o usuário realiza a ação desejada pelo dono do site, e de acordo com o negócio da empresa as ações podem ser as mais variadas: venda em um e-commerce, formulários preenchidos, minutos em uma página (que indicam que a pessoa leu o artigo), download de PDF, clicar no botão “play” de um vídeo, etc”.

Abaixo vídeo em inglês, com uma boa explicação sobre SEO do blog Search Engine Land.

Qual é o resultado esperado do SEO?

Muita gente acha que o resultado do SEO é estar na primeira página do Google. É claro que este é um resultado que é consequência da indexação do site pelos mecanismos de busca. Entretanto, o resultado do SEO é a melhor compreensão possível do seu site pelos mecanismos de busca. Esta melhor compreensão é medida através da indexação.

Mas eu contrato o trabalho de SEO e não vou para a primeira página?

Para fazer Marketing através de Mecanismos de Busca, você deve contratar o SEM, que é o Search Engine Marketing. E o que seria o SEM? Fazer Marketing utilizando SEO e Links Patrocinados.

O que é SEO?

Então, SEO é para os resultados orgânicos e SEM é voltado para o Marketing na SERP (ou Search Engine Results Page). O Paulo Rodrigo explica muito bem em seu pequeno artigo Você sabe o que é uma SERP? como um termo técnico para representar as páginas que exibem os de resultados em uma busca. São chamadas de Search Engine Results Page ou em portugês página de resultados de uma busca.

Sabendo o que é uma SERP, é bom saber também o que é o SERP Domination neste excelente artigo do Leo Cabral, consultor em Marketing Digital. O SERP Domination é, de forma simplificada, não deixar resultados fora do seu controle na primeira página, quando se faz a busca pela sua marca. Já notou resultados como este abaixo?

SERP Domination

Não é nada bom né?

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.