O que é um Blog?

Tempo de leitura: 3 minutos

O termo weblog foi criado por Jorn Barger em 1997 e transformado em uma frase “we blog” ou “nós blogamos” por Peter Merholz em 1999. Desde então, o blog vem sendo utilizado por empresas e por pessoas das mais diversas formas. Fato é que está entre nós por menos de 15 anos.

Essencialmente um blog é uma versão digital de um diário,  uma revista ou até um jornal. Ele permite que as pessoas documentem suas vidas, suas paixões e interesses. O blog é um tipo de website e de acordo com a Wikipedia existem mais de 156 milhões de blogs espalhados pelo mundo. Se você comparar com o número de websites (324 milhões), é possível ver como os blogs têm se tornado populares na última década.

Um blog é um veículo perfeito para escrever, postar fotos, incorporar vídeos, receber comentários e com o crescimento das mídias/redes sociais, o blog é é centralizador das informações sobre marcas, idéias e opiniões e principalmente, exibir sua expertise.

Os blogs e a internet tem mudado a forma como se constrói uma marca, se enfatiza as qualidades e expertise, se oferece vagas de empregos e se conversa com o público-alvo.

O elemento fundamental para um blog de sucesso é conteúdo que inspire, eduque, divirta e resolva problemas  -isso é o que traz uma pessoa para um blog e o que faz com que ela volte.

O que representa um post de um Blog?

Abaixo comentário de um dos maiores blogueiros do mundo, Chris Brogan:

“Toda vez que você posta algo, você constrói uma oportunidade. Pode ser para fazer négocios. Pode ser para compartilhar um pensamento ou para construir novos relacionamentos. Mecanicamente, pode ser uma nova tentativa de ganhar algumas posições no Google através de SEO. Mas sempre representa uma oportunidade.”

E sobre o que devo falar?

É sempre melhor falar do que amamos. Aqui vão algumas dicas de Jeff Bullas para encontrar um assunto para o seu blog:

1) O que você faz bem?

Você tem algumas qualidades e talentos. No que você é realmente bom? Escritor, palestrante, desenhista, organizador, professor, amigo?

2) O que te deixa animado?

Pode ser no seu trabalho. Aquela pequena parte do seu dia que te faz feliz. Pode ser algo fora do trabalho, um hobby, um freela, ou algo que você faça até como voluntário.

3) O que você lê?

O que você lê com muito gosto? Qual é o assunto que te faz gastar horas online lendo e lendo? Quais são os blogs que você segue? Qual é a seção na livraria que mais de atrai?

4) Você já sonhou secretamente com algo?

Pode ter sido o sonho mais ridículo!

5) Aprenda, pergunte e anote tudo.

Agora, com a lista dos itens acima em mãos, escolha algo que se destaca e faça uma boa pesquisa sobre o tema, converse com pessoas que você conhece sobre o tema, pessoas bem sucedidas na área, donos de outros blogs e por aí vai.

6) Experimente! Tente!

Aqui é onde você realmente aprende algo. Se você ainda não experimentou nada, comece com a primeira opção da sua lista. Sem pensar muito, só comece.

7) Reduza a sua lista de possíveis temas.

Escolha 3 a 5 itens da sua lista.

8) Abandone seus medos.

Não tenha dúvidas ou medo do fracasso. Você tem que encarar de frente o seu novo desafio sem medo de falhar.

9) Encontre tempo.

Faça o tempo. Acorde mais cedo, faça depois do trabalho, no horário do almoço, aos finals de semana!

10) Como viver fazendo isso?

Isso não acontece de um dia para o outro. O que você faz precisa representar sua paixão e com esta paixão, você deve ser o melhor nisso que escolheu. Isso leva algum tempo. Meses ou talvez anos. Entretanto, se você está se divertindo, você nem vai ver o tempo passar ou você se qualificar até um nível onde você possa viver disso.

Descubra-se. Comece um blog. =)

Se tiver experiências para compartilhar, por favor, comente abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *