Por que eu amo Marketing Digital?

Tempo de leitura: 5 minutos

Antes de qualquer coisa, preciso dizer: Nada é tão fantástico quanto fazer o que você ama! A questão é que isso é meio raro. Converso com profissionais das mais diversas áreas diariamente e o sentimento com relação à carreira é sempre de disciplina, insistência e perseverança. Nunca entendi isso direito porque sempre fui apaixonado pelo que faço. Não sei se isso se deve ao puro acaso, ou se sempre tive uma boa capacidade de me adaptar e gostar do que faço. A questão aqui não é discutir se você faz o que gosta ou não, e sim mostrar algumas razões pelas quais eu amo Marketing Digital, e te ajudar com o meu exemplo a – também – se apaixonar pelo que você faz. Entendi que nem todo mundo precisa fazer o que ama, mas amar o que você faz é essencial (já li sobre isso na Forbes e também no site da Inc. Magazine). Se precisar conversar comigo sobre sua profissão, e discutir alguns caminhos para você (seja na área de marketing ou não), estou à disposição. É sempre uma grande alegria compartilhar o que sei e o que já vivi.

Trabalhar com Marketing Digital é Aprender Algo novo Todos os Dias

Já estive na área de tecnologia da informação, e posso dizer que por lá as coisas mudam muito rapidamente. Um dia você está com o Windows 7 em 180 máquinas (com 180 pessoas envolvidas) e no outro dia você precisa instalar o Windows 8. Uma diretriz ou movimento de mercado pode mudar a realidade do dia para a noite. No Marketing Digital as coisas também são mais ou menos assim. Em grande parte porque dependemos de tecnologia, mas também porque essa tecnologia envolvida é empregada nos negócios. Uma empresa está vendendo através daquela tecnologia/metodologia que você conhece e de um dia para o outro, aquilo para de funcionar. E quando aquilo parou de funcionar, a empresa não vende mais! E se não vende, nada anda.

Trabalhar com Marketing Digital é Entender o Comportamento das Pessoas

Exatamente pela razão apresentada acima (a conexão entre Marketing Digital e tecnologia) muita gente acha que Marketing Digital depende puramente de tecnologia. Pensar assim é um grande erro, mais comum do que você imagina. Marketing como macro-processo é algo que depende de entender o comportamento humano. Lá na ponta, seja através de uma ferramenta ou de uma simples frase solta no Twitter, quem vai consumir o que você está produzindo é uma pessoa! Trata-se de um ser humano, com vontades, desejos, idéias, opiniões e tudo mais.
Sempre bato nessa tecla. Fazer SEO (Search Engine Optimization) é ótimo, fazer Links Patrocinados é fantástico, mas antes de tudo, faça o básico: conheça a pessoa que compra os seus produtos. Assim tudo fará muito mais sentido.

Trabalhar com Marketing Digital é Empreender e Inovar

Tudo é muito novo no mundo do Marketing Digital. Se você quer realmente se diferenciar, você terá que criar e inovar. Você terá que empreender e apostar. Isso é fantástico porque em qualquer mercado, se você quer se diferenciar, você precisa ter um diferencial e se você apresenta algo diferente, você inova e o mercado como um todo cresce e se reinventa. Fazer sempre a mesma significa se limitar, em número de clientes, em faturamento, em qualidade da sua equipe e também alcance de mercado.

Trabalhar com Marketing Digital é usar Análise e Inteligência de Negócio

Analisar dados no Marketing Digital é algo fora de série. Ao publicar um outdoor você até consegue medir o retorno, a audiência, o número de visualizações e alcance. Já na internet você consegue saber exatamente quantas pessoas passaram por um site, quais delas clicaram e onde clicaram e depois quais compraram ou se deixaram de comprar, quais foram as razões de não terem comprado. É possível saber se as pessoas estão completando os passos necessários para se tornarem compradoras no seu site assim como visualizar quais foram as pessoas que só completaram alguns passos, sem completar o processo todo. Um grande exemplo disso é abandonar um e-commerce no carrinho de compras. Como fazer isso com um outdoor? Com uma campanha offline qualquer? Quem viu? Quando viu? Que horas viu? Comprou o produto? Porque não comprou? Quanto custou cada pessoa que viu aquela mídia nos últimos 15 dias?

Trabalhar com Marketing Digital é Compartilhar Conhecimento

A máxima do Marketing Digital que me dá motivos para continuar é: você é o que você compartilha! Compartilhar o que é valioso para você transforma você em alguém valioso e importante para as pessoas! A informação é a maior moeda do mercado digital. No meu caso, compartilhar conhecimento todos os dias é um grande prazer. Quem me conhece sabe que estou sempre disposto a ajudar! Todas as dificuldades que já passei na minha carreira, e também um ou outro sucesso que obtive me tornam uma pessoa muito mais propensa a compartilhar porque sempre precisei de outras pessoas para aprender. Já disse várias vezes para meus amigos e pessoas próximas que se eu tivesse como produto principal algum curso na área de Marketing Digital, eu seria milionário ou passaria fome! Nunca o meio termo. Porque se eu sei, eu falo! E tudo que eu sei eu compartilho. Odeio eventos de Marketing onde fica evidente que o instrutor está guardando informação para um próximo produto, e essa foi a principal razão de ter abandonado os cursos de Marketing Digital do Brasil em 2011. Se você é profissional da área de Marketing Digital e está lendo isso, tenho uma mensagem para você: Compartilhe e você fará parte de um grupo seleto de pessoas que querem o bem do mercado digital. Isso é maturidade e não o segredo do seu sucesso. Se você se garante como profissional, você fala e não esconde.

mobile-marketing

Trabalhar com Marketing Digital é Nunca Deixar esse Post Acabar!

Esse amor pelo Marketing Digital é algo que, conforme já descrito acima, não vai acabar! Eu quero que esse post continue vivo nos comentários abaixo, e sinceramente espero que você tenha se identificado com alguns dos pontos dispostos acima.

Se precisar falar sobre Marketing Digital para sua empresa, você pode entrar em contato comigo.

Se você gostou, por favor, compartilhe e principalmente coloque nos comentários suas impressões sobre Marketing Digital.

26 Comentários


  1. Parabéns, Diego! Excelente artigo, cobrindo pontos principais no sucesso e paixão por qualquer coisa: aprender, entender, praticar, empreender, inovar e compartilhar. Muito sucesso! Abraço do Sérgio.

    Responder

  2. Sem dúvida alguma Diego.
    Nada é tão fantástico quanto trabalhar fazendo aquilo que você ama.
    Eu particularmente posso dizer isto de cadeira pois já experimentei as duas situações e quando se faz ou no meu caso estuda aquilo que não é aquilo que você gosta, o tempo não passa (mas isso era quando eu tinha menos de 19 anos e já faz muito, mas muito tempo rsrsrsrs).

    Já nos últimos 25 anos tenho feito apenas aquilo que gosto (desde os últimos 11 anos trabalhando com marketing digital) e sinceramente, não senti o tempo passar. Coisas que aconteceram a 25 anos atrás, para mim parecem terem ocorrido na semana passada.

    Mas você aborda também outra questão muito interessante que é a enorme diferença que existe entre TI e Marketing Digital. É um tema muito importante mas que vou deixar para outra ocasião para não me tornar impertinente.

    Parabem pelo excelente post.

    Responder

  3. Diego, ótimo post!! Ah uma pergunta, a Azurra vai ter cor azul? kkk desculpe a piada sem graça, não resisti.
    Muito legal saber o quanto você está feliz profissionalmente.
    Estou indo embora do Brasil e pretendo montar uma agencia de marketing digital no México, e estou me planejando de todas as formas possíveis. Quem sabe a gente poderia trabalhar em parceria?
    Um grande abraço!!

    Marco Assis

    Responder

    1. Claro que vai ter Azul!! Já tem! Kkkkk.
      Meus contatos p/ parcerias estão no link de contato! Sempre disposto a conversar.

      Obrigado pela visita.

      Abs.

      Diego.

      Responder

  4. Muito bom o Post!

    Estou iniciando com Marketing Digital agora e estou adorando tudo isso.

    Em Janeiro/2013 comecei a me especializar em criação de sites, Design, Links Patrocinados e E-mail Marketing.

    Ainda estou engatinhando mas estou me amarrando muito! Valeu pelas informações.

    E Vamos Compartilhar galera!

    Responder

  5. Amigo, eu caí nessa por acaso. E sou muito feliz por ter encontrado essa paixão antes mesmo de procurá-la. Sou um filho prematuro do Marketing Digital.

    Responder

    1. Valeu Kande! Você é o cara! Aprendo com você todos os dias. Sou muito feliz por trabalhar com você. Obrigado pela visita por aqui.

      Responder

  6. Magnífico! É isso mesmo. Parabéns Diego, texto excelente. Ganhou uma fã 🙂

    Responder

  7. Diego sou também um “agarrado” em marketing digital. Actualmente estou na Austrália e a área cá está a explodir!

    Estou a adorar a experiência.

    Tenho é observado nos últimos tempos que o Adwords está a tornar-se demasiado caro para os pequenos negócios….a Google não está a olhar para os negócios mas para si própria…..

    No entanto isto representa mais desafios para todos nós que adoramos esta área 😀

    Responder

  8. Oi! Quero saber como é trabalhar com marketing digital? Se tem pressão de desenvolver algo logo ? O que faz no dia a dia durante o trabalho? O que preciso para que me leve a fazer um bacharel em marketing?
    Obrigado!abraço!

    Responder

    1. Olá Gabriel, como vai? O trabalho no dia-a-dia é maravilhoso, principalmente se você curte bastante o que faz. Você deve evitar pensar que trabalha com Marketing Digital e tentar entender que você é um profissional de Marketing. Os canais digitais, por acaso, é onde as pessoas estão hoje mas não deixa de ser marketing. Se quiser conversar comigo é só me mandar um e-mail em oi@diegoisaac.com.br e vamos conversar. Um grande abraço e sucesso.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *