PPC: 7 Técnicas para Gerar Tráfego para o seu Site (Parte 3)

Tempo de leitura: 6 minutos

Estou falando sobre como gerar tráfego para o seu site, com 7 dicas especiais para os profissionais de marketing, e também para os empresários.

Estou seguindo uma série de posts do Problogger de Darren Rowse. Vale uma lida no artigo original.

Sempre que falamos de anúncios para quem está escrevendo, seja um blog corporativo ou um blogueiro de qualquer nicho, é claro que vem na cabeça vender anúncios, e quase nunca comprá-los. Fazer anúncios do seu blog ou conteúdo por aí pode ser excelente! E o retorno tende a ser interessante se obedecidas regras básicas sobre anúncios na web.

Consigo ver claramente 2 tipos de propaganda online ou de anúncios online: anúncios de divulgação de marca, ou de branding, e anúncios táticos, ou orientados à ação. Para gerar tráfego, vamos focar no segundo tipo de anúncio.

Fazer um anúncio focado na geração de tráfego qualificado depende de alguns fatores (não são todos, mas são importantes):

  • Quem vai ver o anúncio
  • O espaço para o anúncio
  • O anúncio em si
  • O que você faz com o tráfego que o anúncio vai gerar

Você deve pensar em quem vai ver o seu anúncio!

Este é o grande desafio de todo conteúdo. No final, queremos encontrar a pessoa certa. O tráfego certo é composto pelas pessoas que melhor se identificam com o que você está falando, e se o que você está falando faz parte de uma estratégia, eles são as pessoas que vão comprar de você e te acompanhar de perto.

O tráfego certo é:

  • Qualificado. Você foi atrás dele e ele apareceu depois de ler o que você escreveu.
  • Caro. Você teve que investir nele.
  • Tendencioso. Ele pensa de maneira específica.
  • Convincente. Ele vai falar de você para os outros e de todas as razões pelas quais ele comprou ou gostou do seu conteúdo.

Já viu que é necessário fazer o melhor conteúdo do mundo para seu público né?

Onde anuncar na internet?

Agora que já entendemos como é o tráfego certo, vamos ver quais são as possibilidades de anúncios na internet. Onde você pode comprar espaço publicitário na web?

  • Mecanismos de Busca. Este tipo de propaganda é excelente. Você compra palavras-chave, exibindo seu anúncio para tentar ajudar aqueles que estão procurando alguma coisa. O segredo do sucesso é estar o mais próximo possível do momento de compra. Parece ser simples, mas não é.
  • Redes/Mídias Sociais. As Redes Sociais permitem uma boa segmentação também, entretanto existe um certo desperdício, pois os critérios são subjetivos e pessoais. As pessoas podem curtir ou seguir uma marca por diferentes razões e isso atrapalha um pouco a segmentação. Entretanto é possível fazer bons anúncios com uma margem de erro bem ajustada.
  • Portais ou sites de informação. Grandes portais como UOL (que tem até seu próprio sistema de anúncios), GLOBO.com e TERRA são excelentes para se anunciar. Onde a informação é exibida está a segmentação. Por exemplo, onde estão as notícias sobre o Distrito Federal, certamente é mais provável que as pessoas sejam moradoras do DF ou se relacionem de alguma forma com a região.

O mais importante é pesquisar. Gaste um tempo observando os anúncios, as informações, teste as palavras chave, teste as segmentações.

Segmentação: No texto do anúncio, resolva 1 problema de cada vez!

Segmentação em Anúncios Online

Chegando aqui você já definiu seu público-alvo e o tipo de anúncio que vai fazer. Agora você tem que fazer um anúncio. O anúncio pode ser gráfico (banners) ou textual.

Para o anúncio gráfico ou para o textual, você deve focar em 1 necessidade por vez. Não tente resolver tudo de uma só vez. Imagine que você tenha comprado a palavra-chave Marketing Digital. Você deve se perguntar: Quais são as necessidades de quem busca por “Marketing Digital” no Google? O que na verdade ele está procurando? Na realidade, esse tipo de busca é muito genérica e a intenção do usuário fica oculta. Ele pode estar interessado em dar um novo rumo à sua carreira, ou pode ser um empresário que ouviu falar desta nova buzzword, e quer ver se é possível encontrar uma empresa para prestar serviços de Marketing Digital para sua empresa. São duas necessidades totalmente diferentes, que você tem que endereçar ao pensar em seu anúncio. Eu disse que não é tão simples assim.

É essencial que você consiga encontrar esta solução para seu usuário de forma que você encoraje quem realmente precisa a clicar e desencoraje quem está lá só de curioso, afinal, você paga por clique, e não quer pagar por cliques não compradores. Outra dica é fazer rascunhos de pequenos textos. Você tem poucos caracteres, dependendo do tipo de anúncio você escolheu.

Medir os resultados é tão importante quanto ter um objetivo a ser medido

Antes de falar o essencial, que é medir seus resultados, vou no que é ainda mais essencial, quase trivial. Você precisa ter um objetivo para que consiga medir alguma coisa. O objetivo pode ser número de downloads, número de contatos, quantidade de cliques, número de likes, compartilhamentos e número de RTs, por exemplo.

Então, notou como tudo acontece de forma integrada? Você tem que definir seu público-alvo, mas para isso você depende do tipo de anúncio que vai fazer, mas para isso você depende do tipo de objetivo que vai idealizar para a campanha.

Eu tenho uma regra de ouro: quanto mais específico melhor. Sempre que tenho que fazer anúncios tento pegar pequenos grupos. Nunca é interessante querer atingir como target todas as mulheres de uma cidade. Isso é muita gente! É melhor pegar as pessoas que buscaram por batom ou curtiram a página da “O Boticário“. Homofobias a parte, grande parte do target é feminino certo? Já é uma forma mais inteligente de segmentar.

A melhor forma de aprender é testando

Se você é interessado e gosta de ler, vai encontrar muita coisa boa sobre anúncios online. Leia e coloque um crédito no Google Adwords, ou no Facebook Ads para testar! Faça um primeiro anúncio, veja quais são as opções que cada ferramenta te dá e qual é o resultado, o valor gasto para cada tipo de segmentação. Eu vou falar muito mais sobre Anúncios PPC (pay per click) no blog. Se precisar de qualquer coisa, pode falar comigo também.

3 Comentários


  1. Você trabalha com hotmart? Promove produtos digitais?
    Então eu quero convidar você para conhecer o facebook ads para afiliados. 50 mil por mês inacreditavel veja..

    Responder

    1. Imagino que seja sim interessante. Conheço o trabalho de alguns profissionais dessa área. Desejo todo o sucesso para você, grande abraço.

      Responder

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