SEO: Otimização On-Page


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Otimização On-page é uma prática de SEO para assegurar que uma página está configurada para ser relevante às buscas pelas palavras-chave que ela está otimizada. É parte crucial para campanhas de SEO.

É bom lembar que, o conteúdo de uma página com sua meta data são apenas alguns dos fatores de rankeamento considerados pelos mecanismos de busca para buscas específicas. Como na construção de uma página, é possível manipular o seu conteúdo completamente, de fato o conteúdo não pode ser o fator mais poderoso de rankeamento. O conteúdo é parte de um quebra-cabeças de SEO, mas não suficientes para chegar ao topo dos resultados nos mecanismos de busca.

O processo de SEO on-page é mais ou menos assim:

  • Determinar as palavras e frases para focar em páginas específicas
  • Garantir que o texto das páginas contenha as palavras-chave estipuladas anteriormente
  • Otimizar elementos específicos da página para incluir as palavras-chave e suas variantes

Em geral os mecanismos de busca reconhecem os sinônimos muito bem. Um bom exemplo disso é “cão” e “cachorro”.

Por isso é importante considerar o planejamento para o on-page é importante mas não é suficiente. O mais importante de fato é o feedback dos usuários, compartilhamento e conversão para as páginas e palavras-chave trabalhadas.

Mapeando Palavras-Chave

Antes de começar a otimizar suas páginas, você precisa identificar quais páginas você vai otimizar e para quais termos. É interessante ter a estratégia antes de escrever ou botar a mão na massa.

 Agrupamento de Palavras-chave

No exemplo acima, podemos ter palavras-chave mais genéricas ou mais específicas, tudo depende do negócio é claro. Para cada palavra-chave, temos que ter na realidade grupos de palavras-chave sendo trabalhadas, pois a intenção do usuário deve ser capturada, e ela nunca é obtida através de apenas 1 palavra-chave (salvo em alguns casos raros). Além da intenção do usuário, outro critério para a obtenção de palavras-chave é o volume de buscas. Ao final, a informação deve ser altamente relevante.

Elementos do SEO On-Page

Título da Página

Se você está usando um CMS (Gerenciador de Conteúdo), o título da página deve estar em algum campo como “Título” ou “Título da Página”, quando estiver editando ou criando uma página.

O Título da Página é o fator on-page mais importante para os mecanismos de busca, e ele tem muito peso por isso. Você tem que montar se título de forma inteligente inserindo nele suas palavras-chave mais importantes para a página que está sendo otimizada.

Texto no Título da Página

Os mecanismos de busca dão maior importância para o que está escrito no início das frases, e assim também acontece com os títulos. Lembre-se sempre disso quando estiver pensando em títulos para suas páginas.

Um exemplo, para tentar ilustrar o que foi dito acima. Um título como “Dicas de uso do iPhone” pode ficar muito melhor, com algo como “iPhone: Como fazer a sua vida mais fácil“. A idéia é vender o título e também colocar nossa palavra-chave “iPhone” no início da frase, para ajudar os mecanismos de busca e encontrarei sua palavra-chave.

Meta Description

A Meta Description é o texto que aparece na SERP (Search Engine Results Page, ou na página de resultados do Google) abaixo do título e link da sua página. Como este abaixo, que é resultado para “estudar fora do brasil“.

Você precisa incentivar o clique neste pedaço de texto. Você precisa ser interessante, descrever o post, artigo ou página que está no link. As Meta Descriptions precisam ser únicas, para cada página ou post do seu site. Já pensou em um e-commerce com 600 produtos? Sim, cada um deles tem que ter uma descrição única. Além de única, ela deve ser relevante e inteligente. O CTR, ou a taxa de cliques deste link pode ser acessado via Google Analytics.

URL

A URL é um dos fatores mais importantes, junto com o título da página. Sendo assim, precisamos ter palavras-chave na URL sempre que possível. Utilizar como separador os hífens e não outros caracteres especiais como “+” ou “_”.

Exemplo de URL otimizada para palavra-chave iPhone (para o exemplo acima): http://www.meusite.com/produtos/iphone-como-fazer-sua-vida-mais-facil.

Para que você tenha sempre palavras-chave na sua URL, você pode conversar com a equipe de desenvolvimento do seu site para enviar o título da sua página para a sua URL. Ou até criar padrões inteligentes para categorias e tags, e assim ter boas palavras-chave na sua URL.

Header

Header tags são utilizados no código HTML organizar a hierarquia dos blocos de conteúdo. Esses blocos de conteúdo são organizados pelo código h1, h2, h3, h4 e assim por diante. O código h1 é superior ao h2, que deve ser subconteúdo de h1. Este elemento é uma forte indicação sobre o conteúdo da sua página, e por isso tem grande importância para o SEO também. Existe uma regra comum, que é utilizar apenas uma vez o h1 em cada página ou post. As tags h2 e h3 podem ser utilizadas quantas vezes o autor achar necessário.

Exemplos abaixo de títulos e subtítulos:

  • <h1>iPhone: Como Fazer sua Vida mais Fácil</h1>
  • <h2>Como Utilizar o iPhone para Estudar melhor</h2>
  • <h3>Na sua Escola</h3>
  • <h3>Na sua Faculdade</h3>
  • <h3>Em projetos pessoais</h3>

Texto ou Conteúdo

Sim, você deve utilizar palavras-chave no conteúdo, quando está pensando em SEO, mas isso deve acontecer naturalmente. O segredo é escolher uma boa palavra-chave, pois assim, no conteúdo, a ocorrência de palavras-chave deve ser naturalmente sólida e eficiente.

Images

É importante ter suas palavras-chave no nome do arquivo das imagens e nas alt tags. Também é interessante que o texto ao redor da imagem faça sentido com relação à palavra-chave escolhida para a página ou post. O Google também verifica isso.

Conclusão

Estes são os elementos que compõe o SEO on-page. Fazendo assim, você não garante o primeiro lugar no Google, mas pelo menos entra na briga. O ideal é sempre ter em mente os elementos básicos para garantir a encontrabilidade mínima para suas páginas e posts.

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